Guerreiros da Paz

“Combati o bom combate…” – Paulo de Tarso

Jovens praticantes do kenjutsu iniciaram a apresentação falando sobre a gênese dessa arte e sobre o que os samurais representam na cultura oriental: Guerreiros da Paz.

Kenjutsu significa literalmente “Técnica da Espada” e é a arte marcial de combate com espadas que fazia parte do treinamento dos samurais japoneses.

Em seguida, os praticantes fizeram um sinal de reverência e, revezando entre pares, mostravam movimentos da luta.

A harmonia permeava toda a exibição. Havia sincronicidade nos movimentos e silêncio na plateia. As espadas de madeira batiam umas nas outras durante os golpes de ataque e as posições de defesa, nunca no corpo do adversário.

Após a apresentação de quatro duplas, houve a atuação individual de um lutador mais experiente, com uma espada de metal.

Uma das jovens praticantes falou, em nome do grupo, que essa arte marcial os ajuda a ter foco e precisão. E, apesar de alguns golpes serem feitos com força, o grupo combina de não ferir o próximo. Com isso, eles treinam o autocontrole emocional e mental e o respeito mútuo.

A apresentação dessa arte oriental foi uma das atrações do Festival da Juventude pela Paz, que ocorreu no Rio de Janeiro, Brasil.

Renata Mangini, jovem de Belo Horizonte que participou do Festival, comentou: “Pra mim foi uma novidade, uma forma diferente de encontrar a paz em si e expressá-la no mundo. Percebi que havia bastante alinhamento e controle nos integrantes do grupo.”

O próximo Festival da Juventude pela Paz será em Belo Horizonte no dia 29 de Abril!

Participe!

 


Conteúdo Relacionado: 

O que é o Festival 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s